Nova etapa do Qualifica Itabira abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação
O programa que está na terceira etapa é uma parceria da Prefeitura de Itabira e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Nesta fase os cursos oferecidos são de qualificação e aperfeiçoamento.
Publicado em 19/12/2024 16:48
O programa Qualifica Itabira abre mais uma etapa de inscrições para cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento. Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos, interessados em buscar conhecimento e aprimorar habilidades. As inscrições já estão abertas e os novos cursos têm início a partir do dia 6 de janeiro de 2025. Saiba de todos os detalhes sobre os cursos no link: https://forms.gle/7mBPBxNobvxWEfDe9.
Nesta etapa estão disponíveis cursos de qualificação como Usinagem em Comando Numérico e Montagem de Sistema Fotovoltaico. Já os cursos de aperfeiçoamento desta etapa são Excel, Instrumentação Individual, Soldagem no Processo TIG, Desenho Assistido por Computador e Fluência Digital. As vagas são limitadas e 30% delas são destinadas a usuários do CadÚnico, em uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência social. O aluno que se enquadra no perfil de vulnerabilidade social pode procurar o Cras de origem para se candidatar a uma das vagas.
O candidato deve ficar atento ao edital, onde está especificado os requisitos para cada curso oferecido.
Qualifica Itabira
O Programa Qualifica é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Senai. A iniciativa visa a qualificação com cursos gratuitos nas modalidades, profissionalizantes, técnicos, aperfeiçoamento, iniciação e qualificação. Os cursos são gratuitos e promovem uma formação de qualidade, capacitando mão de obra especializada para gerar emprego e renda aos jovens a partir de 16 anos.
No total foram disponibilizados 45 cursos e cerca de 900 vagas até 2025. As aulas tiveram início em abril de 2023. O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento nas áresa de tecnologia, metalmecânica, alimentos, gestão e indústria 4.0.
por Coordenadoria de Comunicação Social