CRAS
CRAS
Publicado em 22/04/2020 19:17
Descrição do serviço: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia – Paif. Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV. Executado em todos os Cras do município de Itabira e nas entidades socioassistencias Combem, Apmi . É um Serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Local de atendimento:
CRAS I Santa Ruth:
Endereço: Rua José Luiz Gonzaga, nº1005, Bairro Santa Ruth
Telefone: 3839-2533
Horário de funcionamento: 08h às 17h
CRAS II: Jardim das Oliveiras
Endereço: Rua Diamantina, 47, Bairro Jardim das Oliveiras
Telefone: 3839-2534
Horário de funcionamento: 08h às 17h
CRAS III: Pedreira Endereço:
Rua Pintassilgo, 264, Bairro Pedreira
Telefone: 3839-2535
Horário de funcionamento: 08h às 17h
CRAS IV: Gabiroba Endereço:
Rua dos Engraxates, 330, Bairro Gabiroba
Telefones: 3839-2886
Horário de funcionamento: 08h às 17h
CRAS V: Central
Endereço: Avenida Carlos de Paula Andrade. N º135A, Centro
Telefones: 3839-2980
Horário de funcionamento: 08h às 17h
Acessuas Trabalho- SOS
Endereço: Rua Mato Grossa, 880, Bairro Novo Amazonas
Telefones: 3834-2366
Horário de funcionamento: 07h às 17h: 30
Requisitos e documentos necessários: Documentação de todos os membros da residência, sendo eles: Identidade dos adultos, certidão de nascimento dos menores de 18 anos de idade, CPF de todos os membros que já o tenham, Comprovante de residência, Carteira de Trabalho dos maiores de 18 anos de idade. NIS caso a família tenha.
Informações e manifestações: Os usuários dos serviços da Superintendência podem se informar e manifestar nas próprias sedes dos CRAS, na Superintendência e na Ouvidoria do município.
Etapas: O usuário ao solicitar os serviços será atendido pela equipe técnica dos CRAS ou do Acessuas Trabalho e sua demanda será analisada e atendida de acordo com as especificações do serviço ofertado.
Prazo máximo previsto: A Política de Assistência Social trabalha com a metodologia de acompanhamento e atendimento psicossocial, muitas vezes o resultado das ações dependem do empenho, adesão e ações dos usuários atendidos. Em alguns casos a equipe de trabalho desenvolve ações pautados em prazos estipulados do Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
Forma de prestação de serviço: Nos CRAS e no Acessuas Trabalho as equipes de trabalho disponibilizarão de atendimentos particularizados, atendimento domiciliar, atendimento em grupo, palestras.
Prioridade e previsão de espera: O atendimento ao usuário é realizado de segunda a sexta feira, exceto nas sextas-feiras pela manhã nos CRAS. O usuário que não consegue ser atendido no dia que deseja tem a oportunidade de retorno nos outros dias da semana. Não trabalhamos com lista de espera, o usuário tem a liberdade de acionar o serviço quando desejar. Atendimento a todos os casos encaminhados e também por demanda espontânea. Atualmente sem lista de espera.
Acompanhamento: As famílias que necessitam da oferta dos serviços geralmente são acompanhadas pela equipe técnica durante um certo período. O técnico utiliza de várias metodologias para esse acompanhamento, como atendimento individual e familiar, encaminhamentos, atividades em grupos, atendimento domiciliar.
Link de acesso: Não Possui
Taxa ou Tarifa: Não Possui
por Prefeitura