Transita - Superintendência de Transportes e Trânsito

Prefeitura Municipal de Itabira

Educação para o Trânsito

Dentre os setores da TRANSITA, está a Diretoria de Educação de Trânsito e Estatísticas – DEDUC, com atribuições de elaboração de projetos e programas de educação e segurança para o trânsito, elaboração de campanhas educativas, assim como elaboração de estudos sobre acidentes de trânsito e suas causas.

Os servidores da Diretoria de Educação de Trânsito juntamente com Agentes de Trânsito realizam palestras com temas voltados à educação de trânsito. Sendo assim, várias escolas e empresas podem solicitar nossos serviços.

As instituições interessadas em realizar palestras devem encaminhar Requerimento para a TRANSITA solicitando a realização de palestras.

Formulário para solicitação de palestras Clique Aqui

Nossa Diretoria de Educação de Trânsito é responsável pela realização de campanhas educativas de trânsito. Na escolha pelos temas, procura-se analisar junto à Diretoria de Engenharia de Trânsito quais os assuntos que mais estão afetando o nosso trânsito ou necessitando de um olhar mais atento.

A Diretoria de Educação de Trânsito e Estatísticas da TRANSITA, em parceria com o 26º Batalhão de Polícia Militar de Itabira, realiza o trabalho de levantamento e cadastro dos acidentes de trânsito.

Os dados são processados e servem como subsídios para melhorar as condições de segurança através da aplicação de medidas de engenharia e campanhas de educação para o trânsito.

DEFINIÇÕES

  • Trânsito: Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
  • Acidente de Trânsito: Evento ocorrido na via pública, inclusive calçadas, decorrente do trânsito de veículos e pessoas, que resulta em danos humanos ou materiais. Compreende colisões entre veículos, choques com objetos fixos, capotamentos, tombamentos, atropelamentos e queda de pedestres e ciclistas.
  • Acidente de Trânsito sem Vítima (s) Ferida (s): Quando nenhuma das pessoas envolvidas sofreu ferimentos.
  • Acidente de Trânsito com Vítima (s) Ferida (s): Quando resulta em ferimento de pelo menos uma das pessoas envolvidas, não causando morte a nenhuma delas.
  • Acidente de Trânsito com Vítima (s) Fatal (is): Quando resulta em morte de pelo menos uma vítima, no local do acidente ou, posteriormente, em sua consequência.
  • Colisão frontal: É o impacto entre dois veículos que trafegam em sentidos opostos.
  • Colisão traseira: É o impacto entre dois veículos que trafegam no mesmo sentido (ou excepcionalmente em sentidos contrários, mas em marcha ré).
  • Colisão lateral: Quando dois veículos transitam na mesma direção ou em sentido contrário e se tocam lateralmente.
  • Colisão transversal: Quando há impacto entre dois veículos que se cruzam ortogonal ou obliquamente (frente de um e lateral do outro).
  • Choque: Quando há impacto de um veículo contra quaisquer obstáculos fixos (postes, árvores, muros ou em outros veículos estacionados ou parados).
  • Tombamento: Acidente em que o veículo tomba sobre uma de suas laterais, imobilizando-se.
  • Capotamento: Acidente em que o veículo gira em torno de si mesmo em qualquer sentido, chegando a tocar o teto no solo, imobilizando-se em qualquer posição.
  • Atropelamento: Acidente em que um veículo em movimento causa lesões em pessoas ou animais.

Os dados dispostos neste trabalho constituem uma relevante amostra das informações processadas pela Diretoria de Educação de Trânsito e Estatísticas da TRANSITA.

Apenas dados de acidentes provenientes da Polícia Militar, por meio dos Boletins de Ocorrência, são utilizados neste resumo.

As informações demonstradas, embora já processadas e validadas, podem ser atualizadas futuramente pela Diretoria de Educação de Trânsito e Estatísticas da TRANSITA.

Para acessar os dados estatísticos Clique Aqui