Transita - Superintendência de Transportes e Trânsito

Prefeitura Municipal de Itabira

Apresentação

Até o ano de 2001, (3 anos após a entrada em vigor do atual CTB – Código de Trânsito Brasileiro), a gestão, o planejamento, o controle, a execução e a prestação dos serviços públicos inerentes ao transporte coletivo de passageiros, transporte individual de passageiros, tráfego, trânsito e manutenção do sistema viário do Município de Itabira, (como na maioria dos municípios brasileiros), eram executados informalmente pelo Departamento de Transporte e Tráfego, composto pela Seção de Transporte Urbano e um efetivo de 07 (sete) funcionários.

Em 31 de outubro de 2001, por força da Lei Federal 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, e por necessidades de implementação e execução do projeto “TRANSITA – Municipalização do Trânsito de Itabira”, foi promulgada a Lei Municipal nº. 3.657, que extinguiu o então Departamento de Transporte e Tráfego e criou o Departamento de Transportes e Trânsito, sendo este composto das seguintes seções: Seção de Engenharia de Transportes e Trânsito; Seção de Serviços Operacionais e Seção de Educação de Trânsito e Estatísticas.

Em 20 de dezembro de 2001, o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, em atenção às disposições de sua Resolução ora vigente, nº.106 de 21 de dezembro de 1999, acatou a solicitação de nosso município para integração ao SNT – Sistema Nacional de Trânsito, imputando assim, a partir daquele momento, ao Departamento de Transportes e Trânsito, legitimidade e competência para exercer todas as atribuições constantes do artigo 24 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.

Com a entrada em vigor da Lei Municipal nº. 4.693, de 10 de junho de 2014, a denominação “Departamento de Transportes e Trânsito”, deixou de existir, passando então para a nova denominação “Superintendência de Transportes e Trânsito” – TRANSITA, constituída pelas seguintes diretorias: Diretoria de Engenharia de Trânsito – DENGETRAN; Diretoria de Educação de Trânsito e Estatísticas – DEDUC; Diretoria de Fiscalização e Operação de Trânsito – DFOT; Diretoria de Gerenciamento e Processamento de Multas – DGEPROM; Diretoria de Sinalização de Trânsito – DSITRAN e Diretoria de Transportes Públicos – DTRANSP.

Atualmente, por força da Lei Municipal nº. 4.939, de 23 de fevereiro de 2017, a Superintendência de Transportes e Trânsito – TRANSITA, passou a ser composta pelas seguintes Diretorias:

  • Diretoria de Educação e Controle de Trânsito
  • Diretoria de Engenharia
  • Diretoria de Operação de Trânsito; e
  • Diretoria de Transporte

Trabalhar com o objetivo de se alcançar a mobilidade urbana afim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Ser um setor de referência em prestação de serviços de forma ágil e eficaz, buscando soluções inovadoras e excelência na gestão da mobilidade urbana.

> Comprometimento com nossa missão;
> Trabalhar em prol das pessoas com bastante respeito;
> Transparência em nossos atos;
> Honestidade na condução de nossas atividades e negócios;
> Responsabilidade por nossas ações.